Home / Infância e Juventude

Infância e Juventude

Infância:

A Creche:
Creche Meimei – FEESP

A Creche Meimei da FEESP destina-se a ajudar os alunos da Área de Ensino, Trabalhadores da Assistência Espiritual e Assistidos da Casa.
Para permanência da criança na Creche é necessário que os Pais ou Responsável efetuem o cadastro da criança na Secretária da Área de Infância, Juventude e Mocidade – 4º andar – Sede Maria Paula, onde após o cadastro e entregue aos Pais ou Responsável a carteira de identificação da criança.

Os documentos necessários para o cadastro da criança na creche são:
2 fotos 3×4
Xerox da certidão de nascimento ou R.G da criança
Xerox do R.G do pai ou responsável
Xerox de um comprovante de residência
Se por ventura, a criança ainda não foi cadastrada, ou os Pais ou Responsável esqueceu a carteira de identificação da criança, é necessário ir a Secretária de Infância, Juventude e Mocidade – 4º andar – Sede Maria Paula para que a criança possa receber uma ficha provisória.

A Creche funciona nos seguintes horários:

Dia da semana Horários Idades
Segunda a Sexta-feira 14:00 às 17:00hs 6 meses a 11 anos
Sábados 09:00 às 18:00hs 6 meses a 11 anos

Nossos Alunos:
Os alunos vêm geralmente trazidos por pais que freqüentam a Casa ou ainda pais que têm dúvidas quanto à maneira de educar seus filhos, a ainda através do Departamento de Orientação Espiritual , o DEPOE, de onde são encaminhados para a Área.

O conhecimento da Doutrina faz com que a criança ou jovem se equilibrem espiritualmente de forma mais rápida.
Assim, crianças ou jovens, que têm problemas de insônia, vidência e doenças que não podem ser detectadas pelo médicos, são convidadas à Educação Espírita juntamente com uma Assistência Espiritual para que reformulando conceitos possam vir a melhorar a saúde física.

As doenças no corpo físico começam na alma; assim, a Educação Espírita cuida da causa para que os efeitos não apareçam.

Objetivos:
Com o maior prazer vamos passar a você os objetivos que nos levam a educar crianças e jovens dentro dos conceitos espíritas.
Na Codificação aprendemos que o homem é um Espírito reencarnado trazendo consigo todas as experiências das vivências anteriores.
O ser com o qual trabalhamos vive um presente necessário ao aperfeiçoamento integral, ampliando suas percepções, sua intelectualidade e também sua afetuosidade. A meta, portanto, a ser atingida é sua melhor qualidade de vida enquanto, crianças e jovens visando um futuro mais feliz, contribuindo para a melhoria do Planeta.
Desde o ano de 1998 o nome dos trabalhadores da Área foi modificado de Evangelizadores para Educadores Espíritas por expressar melhor sua função no que tange aos objetivos acima discriminados.
A Doutrina por si só é educativa, por isso nós, educadores espíritas utilizamos os livros codificados por Allan Kardec como base dos ensinamentos.
Atualmente foram publicados livros para diversas faixas etárias com linguagem mais apropriada e didática de acordo com as necessidades atuais de motivação para as aulas.

Livros:

Coleção de livros que contém toda Doutrina Espírita
Os temas da Doutrina Espírita foram divididos em 8 partes, resultando em 8 livros que compõem as duas séries:
Todos os temas da Codificação são abordados de acordo com a faixa etária. Assim, na série Brincando e Aprendendo o Espiritismo, os livros contém mais figuras e exercícios para crianças de 7 à 11 anos e na série Jesus já Falava em Espiritsmo, os temas são abordados com outra linguagem, porque são mais apropriados à faixa etária dos 12 aos 15 anos.

Desenhos

Tema Jesus

Tema Infântil

Tema Família

Tema Crianças

Tema Amizade

Dicas de Leitura:

Gestantes:
Dúvidas sobre a hora do parto

1) Como saber se chegou a hora do parto?
R. Há gestantes, que não sentem absolutamente nada, apenas um intuito súbito de que chegou a hora do nascimento.
A maioria, porém, sente alguns sinais como:
* O bebê pára de fazer movimentos
* Vontade de evacuar sem ter fezes
* Dor se irradia para as costas
* Náuseas, enjôos
* Desconforto na vagina
* Contrações regulares e bem definidas: uma a cada três minutos, sendo que cada uma delas durando aproximadamente 40 segundos.
* Ruptura da bolsa

2) A bolsa sempre se rompe?
R. A mulher pode entrar em trabalho de parto e dilatar o colo do útero até 10 centímetros sem romper a bolsa. Às vezes isso só acontece quando a cabeça do bebê força a passagem para sair.
Outras vezes o médico, usando um aparelhinho especial fura a bolsa, sem provocar nenhuma dor.
Quando a bolsa se rompe, a mulher sente escorrer um líquido nas pernas, com cheiro semelhante ao esperma. Neste caso a gestante deverá imediatamente se dirigir ao hospital, pois com certeza ficará internada.

3) Sangramento indica chegada do parto?
R. Um sangramento grande, como uma menstruação no 2º dia, indica que a mulher deve dirigir-se ao hospital, porque poderá estar com descolamento da plascenta.
A quantidade pequena de sangue, como um corrimento bem suave poderá sim indicar o momento da chegada do bebê.

CURSO PARA GESTANTES E FAMILIARES
DIA – SÁBADOS
HORÁRIO – 13h00 às 14h30
INÍCIO – 11.02.2006
TOTAL DE AULAS – 16
LOCAL – 4º ANDAR – SALA 4-5 – FEESP

Pais

OBJETIVOS:

1 – Orientar os Pais sobre o papel e a responsabilidade da Familia Espirita no meio em que vivemos destacando a importante funcao educacional e regeneradora da mesma no processo de edificacao moral do Homem e na constru;áo de um mundo melhor.

2 – Dar aos Pais o entendimento necessario dos conceitos basicos recebidos pelos seus filhos, na Educacao Espirita.

3 – Aprimorar os conhecimentos doutrinarios, filosoficos e cientificos visando o desenvolvimento de comportamentos adequados no Lar e na conducao da Familia.

4 – Oferecer espaco aos Pais para dialogar e trocar experiencias com dinamica em grupo, abordando temas polemicas atuais.

Cepe (Curso Extensivo Para Educadores).
Este curso capacita os interessados, través de treinamento teórico-prático, para que possam levar os ensinamentos da Doutrina Espírita à Infância, Juventude e Mocidade.

Duração: 1 ano – aula uma vez por semana.
Horários: 2ª.Feiras: das 19h00 às 21h20
Sábados: 08h40 às 11h00

Fornecemos certificado de participação ao final do curso.