Atividades da Área de Assistência Espiritual

  • Departamento de Orientação e Encaminhamento – DEPOE: Atendimento Fraterno da FEESP.

Acolhe a todos os que chegam à FEESP, crianças, adolescentes, jovens e adultos, oferecendo o primeiro atendimento. Em outras Casas Espíritas, este acolhimento recebe o nome de “atendimento fraterno“.

Tem como objetivo recepcionar, ouvir, consolar, orientar de acordo com o Evangelho de Jesus e encaminhar o assistido para a Assistência Espiritual mais adequada às suas necessidades do momento.

Ao chegar o assistido passa por uma entrevista, feita por um colaborador do DEPOE, treinado para esta função. O objetivo é avaliar as necessidades do assistido, para que ele receba uma palavra de consolo e esperança e seja encaminhado às Assistências Espirituais da FEESP.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO DO DEPOE:

LOCALIZAÇÃO DO DEPOE:

1º subsolo da Sede Maria Paula, Rua Maria Paula 140

       ATENDIMENTO DE ADULTOS:

       De Segunda a Sexta-feira: das 08h30 min às 19h00 min.

       SÁBADO: das 11h00 min às 16h30 min.

       DOMINGO:- das 13h00 min às 16h30 min.

       ADOLESCENTES e JOVENS:

       São atendidos em todos os horários de funcionamento do DEPOE.

       ATENDIMENTO DE CRIANÇAS:

       TERÇA-FEIRA:- das 08h30 min às 10h30 min.

       SÁBADO:- das 08h30 min às 10h30 min.

       DOMINGO:- das 13h00 min às 16h00 min.

       ATENDIMENTO POR IDADE NO DEPOE:

       CRIANÇAS: de Zero a 8 anos e 11 meses

       ADOLESCENTE: de 9 – 13 anos e 11 meses

       JOVENS: de 14 a 18

 

  • Assistências Espirituais.

A Federação Espírita do Estado de São Paulo, sob a orientação dos Benfeitores Espirituais, especializou-se em cuidar das dores da alma e compete ao DEPOE – Departamento de Orientação e Encaminhamento – orientar e encaminhar o assistido para a Assistência Espiritual da FEESP mais adequada para auxiliá-lo em seu desafio do momento.

Após a entrevista realizada no DEPOE, o assistido (seja criança, adolescente, jovem ou adulto) é encaminhado para uma das Assistências Espirituais Especializadas, onde, uma vez por semana, será auxiliado nos atendimentos espirituais realizados, através de palestras baseadas no Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina dos Espíritos, e dos passes.

Entre estas Assistências Espirituais, a FEESP oferece atendimentos para a Dependência Química de álcool, fumo e outras drogas.

Oferece também Assistência Espiritual para pessoas que estão sofrendo com o desencarne de entes queridos, para pessoas que possuem diagnóstico médico de depressão, para prevenção ao suicídio, entre outras.

Os interessados devem procurar o DEPOE.

 

  • TELEFEESP.

Atendimento telefônico a pessoas que, por motivos diversos, buscam (muitas vezes sem se identificarem) ouvir uma mensagem de conforto ou uma conversa onde possam falar de suas angústias, decepções, tristezas, anseios, com esperança de serem ouvidas, compreendidas e respeitadas, ajudando assim  aqueles que procuram consolo para suas aflições.

Fone do TELEFEESP: (11) 3106.4403

Tipos de Atendimento através de ligação telefônica para o TELEFEESP:

– Vibrações: é o atendimento para as pessoas que não podem vir até a Federação, para os entes queridos que pedimos auxílio. Os nomes dos que necessitam de atendimento são anotados e encaminhados para a Assistência Espiritual à Distância.

– Leitura de mensagem: acolhe quem entra em contato e passa, por telefone, a leitura de uma mensagem de consolo e estímulo. Orienta por intermédio de palavras de conforto baseadas no Evangelho de Jesus, levando o ouvinte a confiar em Deus e na assistência que os Bons Espíritos estão oferecendo através do TELEFEESP.

– Apoio: Orientação através de palavras de conforto baseadas no Evangelho de Jesus, levando o ouvinte a confiar em Deus e na assistência que os Bons Espíritos estão oferecendo através do TELEFEESP.

– Informações: sobre o endereço da FEESP, tema das palestras públicas aos Domingos, horário de funcionamento da FEESP e do DEPOE, data de eventos, etc.

– Horário deste Atendimento Telefônico do TELEFEESP:

De segunda a sexta-feira – das 8:30h às 18:30h

Sábados – das 8:30h às 16:30h

 

  • Vibrações à Distância.

Assistência Espiritual aos nomes colocados nas caixas de vibrações da FEESP.

Para este atendimento é necessário colocar, em uma das caixas de vibrações da FEESP, o nome e endereço da pessoa que necessita de auxílio para que os Benfeitores Espirituais, em nome de Jesus, possam levar auxílio e conforto. Equipes de colaboradores da FEESP, diariamente, fazem a coleta destes nomes e em dias e horários específicos são encaminhados para as reuniões das Assistências Espirituais a Distância.

“Quando, pois, o pensamento se dirige para algum ser, na Terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece de um a outro, transmitindo o pensamento como o ar transite o som”.

Evangelho Segundo o Espiritismo”, Capítulo XXVII  – Item 1.

 

  • Grupo dos Samaritanos que realiza visitas a enfermos e aos reeducandos da Fundação Casa.

O Grupo Samaritano foi criado com o objetivo de atender às pessoas que estão impossibilitadas de se locomoverem até a FEESP, tais como irmãos enfermos ou hospitalizados, idosos moradores de casas de repouso, crianças que residem em orfanatos e irmãos encarcerados.

São atendidas ainda solicitações para palavras de conforto do Evangelho em velórios.

Este grupo leva o auxílio espiritual através do Evangelho e do passe.

A solicitação da visita é feita pelo próprio assistido, através de telefonema, ou por solicitação de um familiar (neste caso a visita somente será realizada após ser constatado que o assistido a deseja), através do telefone 3188.8383 – ramal 236.

 

  • Treinamentos de Colaboradores para a Área de Assistência Espiritual.

A Área de Assistência Espiritual possui um Departamento de Treinamentos encarregado de habilitar colaboradores para todas as diferentes funções e tarefas da Área.

Estes treinamentos poderão ser realizados pelos alunos encaminhados pela Área de Ensino da FEESP, por colaboradores que desejam fazer uma atualização ou um reforço de aprendizado, por colaboradores que queiram preparar-se para exercer novas tarefas e por colaboradores de outras Casas Espíritas.

Cada um dos treinamentos relacionados abaixo possuem seus requisitos específicos fornecidos pela Secretaria da Área de Assistência Espiritual, localizada na Sede Maria Paula.

Os estudantes da Doutrina Espírita, após passarem pela Área de Ensino da FEESP, e concluírem do Ciclo Básico de Cursos, podem continuar a estudar, buscando nos treinamentos da Área de Assistência Espiritual que habilita novos colaboradores para todas as diferentes funções e tarefas na Área de Assistência Espiritual.

Atualmente a Área de Assistência Espiritual oferece treinamentos para:

 

  1. Treinamento de Passes.
  2. Treinamento Mediúnico.
  3. Treinamento de Orientador Doutrinário.
  4. Treinamento de Orientador Fraterno.
  5. Treinamento de Entrevistador no DEPOE.
  6. Treinamento para Atendente no DEPOE.
  7. Treinamento para médium do Colegiado de Médiuns do DEPOE.
  8. Treinamento para o TELEFEESP.
  9. Treinamento para Samaritanos.
  10. Treinamento para Evangelho no Lar.
  11. Treinamento de expositores do Evangelho para as Assistências Espirituais.
  12. Treinamento de Libras.

Treinamento Mensal para Colaboradores da Área de Assistência Espiritual, Alunos e Centros filiados.

Acontece na última quarta-feira e no último domingo de cada mês.

É realizado através de palestras que abordam temas referentes às tarefas realizadas na Área de Assistência Espiritual e visam atualizar e estimular o estudo constante das obras da Codificação Espírita e da bibliografia Espírita, principalmente as psicografadas por Francisco Cândido Xavier.

É oferecido a colaboradores da Área de Assistência Espiritual, alunos da Área de Ensino da FEESP e Centros Espíritas.

 

  • Evangelho no Lar.

A Doutrina dos Espíritos estabelece como terapia fundamental para recuperação e sustentação da Instituição Divina – Família, o hábito do estudo e vivência da mensagem de Jesus dentro dos lares. Por isso, a importância da realização semanalmente do Evangelho no Lar, em dia e horário acordado com o Plano Espiritual.

 “Quando o Evangelho penetra o lar, o coração abre mais facilmente a porta ao Mestre Divino.” (Emmanuel, prefácio da obra “Jesus no Lar”,                                                       psicografada por Francisco C. Xavier e ditada  pelo Espírito Néio Lucio)

Aprendendo a fazer o Evangelho no Lar

O Departamento do Evangelho no Lar mantém na Sede Maria Paula – 9º andar, sala 1 diversos horários para todos aprenderem como fazer o Evangelho no Lar na prática, esclarecendo nestes encontros também as dúvidas sobre a sua realização:

 

DIAS HORÁRIOS
Domingo 14:45h    
2ª feira 09:30h 16:00h  
3ª feira 12:30h 15:00h 18:00h
4ª feira 10:30h 15:15h 18:00h
5ª feira 10:15h 15:30h  
6ª feira 10:30h 15:30h  
Sábado 10:00h 11:30h 14:30h

Oferece também, atendimento de plantonistas no DEPOE – Departamento de Encaminhamento e Orientação – 1º subsolo da Sede Maria Paula, todos os dias, durante o horário de atendimento deste departamento.